PODER



Maiakovski



Na primeira noite

eles se aproximam

colhem uma flor de nosso jardim

e não dizemos nada



Na segunda noite,

já não se escondem,

pisam nas flores

matam nosso cão,

e não dizemos nada.



Até que um dia,

o mais fágil deles,

entra sozinho em nossa casa,

rouba-nos a lua e

conhecendo nosso medo

arranca-nos a voz da garganta,

e porque não dissemos nada,

já não podemos fazer nada.

segunda-feira, 21 de novembro de 2011


             QUEM SOU COMO PROFESSORA E APRENDIZ

 Sou Maria Donizeti Tavares Dias, casada, mãe de dois filhos, professora há quase 25 anos, não só ensino, considero que em todo este tempo ensinei muitos, mas aprendi mais ainda no dia a dia com meus alunos.
Só enriquecemos nossa prática pedagógica quando estamos cientes de que ninguém sabe tudo, somos eternos seres em construção, principalmente nessa nova era das tecnologias, onde muitas vezes nossos alunos trazem uma bagagem, muitas vezes maiores que as nossas, e isto muitas vezes nos assusta quando estudávamos no ensino primário não conhecíamos telefone celular, computador e muitas outras tecnologias da modernidade.
A cada ano, nova turma conhece, e então temos chances de aprender sempre mais, pois nenhuma sala de aula é igual à outra, mesmo nas salas mais complexas enriquecemos nossa aprendizagem, nossa prática docente.
Ser educadora é estar disposto às mudanças e inovações nunca ter medo da mudança, deve sim estar disposto a aprender sempre.
Concordo plenamente com Ruben Alves quando diz: Mestre não aquele que ensina, mas aquele que de repente aprende.
Considero um bom professor aquele que além de transmitir conhecimentos, está sempre disposto a evoluir, saber mais e fazer a cada dia uma nova descoberta.
Tornamos-nos bons educadores quando estamos na constante busca do saber.
Atualmente nossos alunos são grandes mestres, com eles aprendemos a conviver com as diferenças e assim buscar uma nova maneira de ensiná-los.
Sou uma professora  que vive em busca do aprender mais, nunca me considerei como detentora do saber, mas uma pessoa que apesar dos vários anos de experiência como professora, aprende muito no meu dia a dia, e tenho certeza que ainda tenho muito à  aprender.
Considero-me uma profissional dinâmica, gosto de aulas interessantes, usarem matérias diferentes, gosto de aulas que meus alunos sintam prazer em assistir e participar ativamente.
Novas técnicas de aprendizagem sempre me interessam.
Considero que progredi muito como educadora no decorrer destes longos anos.
Hoje relembrando ass classes multiseriadas, a dificuldade em chegar às escolas rurais nos dias chuvosos, e materiais, um giz e uma garota cheia de vontade de ensinar. Vejo também como foi árdua toda esta missão, e o mais interessante  é nunca desanimei, trabalhava com prazer, não encarava aquilo tudo como obstáculos, mas sim como desafios a transpor.
Repensando toda minha trajetória como educadora, posso afirmar com toda certeza: - Nasci para ser professora, apesar da desvalorização de nossa sublime missão.
Acredito sim que o futuro do nosso país está na educação e nós professores podemos contribuir muito para um futuro melhor, por um Brasil  para  todos que acreditam na importância da educação na formação do povo brasileiro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário