PROJETO "O MENINO MALUQUINHO"
Alunos atendidos: terceiro ano ensino fundamental 1
Duração prevista: 2 meses
Objetivo compartilhado com os alunos (produto final): ler o livro original O Menino Maluquinho de Ziraldo e depois cada aluno irá escrever sua própria história para compor um livro que será exposto e apresentado na Mostra Cultural da Escola.
Justificativa: O objetivo didático deste projeto é atender à seguinte necessidade de aprendizagem dos alunos: ler e reescrever histórias mesmo que ainda sem saber ler e escrever convencionalmente. A escolha do livro O Menino Maluquinho se deve por ser uma leitura de fácil entendimento, divertida e por ser de conhecimento da maior parte dos alunos, além da importância que este tipo de leitura tem para o universo infantil.
Objetivos: Conhecer Ziraldo, suas obras e personagens e especialmente a obra O Menino Maluquinho;
Aprender as características específicas do tipo de texto apresentado pelo autor;
Produzir bons textos, mesmo antes de saber a grafia das palavras;
Gostar de ler e ouvir histórias;
Recontar O Menino Maluquinho, recuperando a seqüência de acontecimentos e a forma, ou seja, a linguagem que se usa para escrever;
Aprender alguns procedimentos de revisão e reescrita de textos com ajuda do professor;
Planejar e executar tarefas em grupo eem duplas.
Conteúdos portuguêss e arte
Biografia;
Gênero Narrativo;
Produção de textos;
Leitura de história;
Reconto de história lida, por meio da recuperação da seqüência de acontecimentos
Procedimentos de revisão e reescrita de textos.
Etapas Previstas: 1. Ler a obra O Menino Maluquinho (leitura compartilhada);
2. Compartilhar com os alunos o objetivo do projeto;
3. Após a leitura da obra e compartilhamento do objetivo com os alunos, apresentar a biografia do autor e seus personagens por meio dos sites: www.ziraldo.com e www.meninomaluquinho.com.br
4. Promover uma conversa sobre a história do livro e as características do texto lido e do autor;
5. Dividir os alunos em duplas e promover momentos em que recontarão O Menino Maluquinho para que possam se apropriar do enredo e das características da narrativa e a seqüência de acontecimentos;
6. Propor que em duplas produzam a primeira reescrita do livro por meio de ilustrações ;
7. Promover a revisão de textos por meio dos recursos apresentados pelo Word, com auxílio e intervenção do professor na escrita das duplas;
8. Revisão e reescrita coletiva (professor e alunos) dos trabalhos onde o trabalho das duplas serão apresentados e coletivamente os possíveis erros serão apontados pelos alunos e corrigidos juntamente com a intervenção e auxílio do professor (construção coletiva);
9. Após a revisão e reescrita dos trabalhos, os mesmo serão salvos e impressos;
10. Produção da capa do livro nas aulas de arte
11. Coletânea dos trabalhos e montagem dos livros em grupos para exposição e apresentação na Mostra Cultural da Escola.
Avaliação: Por meio do produto final e exposição dos trabalhos durante a Mostra Cultural da Escola, além da participação e interesse dos alunos durante todo o desenvolvimento do projeto e das atividades específicas
Alunos atendidos: terceiro ano ensino fundamental 1
Duração prevista: 2 meses
Objetivo compartilhado com os alunos (produto final): ler o livro original O Menino Maluquinho de Ziraldo e depois cada aluno irá escrever sua própria história para compor um livro que será exposto e apresentado na Mostra Cultural da Escola.
Justificativa: O objetivo didático deste projeto é atender à seguinte necessidade de aprendizagem dos alunos: ler e reescrever histórias mesmo que ainda sem saber ler e escrever convencionalmente. A escolha do livro O Menino Maluquinho se deve por ser uma leitura de fácil entendimento, divertida e por ser de conhecimento da maior parte dos alunos, além da importância que este tipo de leitura tem para o universo infantil.
Objetivos: Conhecer Ziraldo, suas obras e personagens e especialmente a obra O Menino Maluquinho;
Aprender as características específicas do tipo de texto apresentado pelo autor;
Produzir bons textos, mesmo antes de saber a grafia das palavras;
Gostar de ler e ouvir histórias;
Recontar O Menino Maluquinho, recuperando a seqüência de acontecimentos e a forma, ou seja, a linguagem que se usa para escrever;
Aprender alguns procedimentos de revisão e reescrita de textos com ajuda do professor;
Planejar e executar tarefas em grupo e
Conteúdos
Biografia;
Gênero Narrativo;
Produção de textos;
Leitura de história;
Reconto de história lida, por meio da recuperação da seqüência de acontecimentos
Procedimentos de revisão e reescrita de textos.
Etapas Previstas: 1. Ler a obra O Menino Maluquinho (leitura compartilhada);
2. Compartilhar com os alunos o objetivo do projeto;
3. Após a leitura da obra e compartilhamento do objetivo com os alunos, apresentar a biografia do autor e seus personagens por meio dos sites: www.ziraldo.com e www.meninomaluquinho.com.br
4. Promover uma conversa sobre a história do livro e as características do texto lido e do autor;
5. Dividir os alunos em duplas e promover momentos em que recontarão O Menino Maluquinho para que possam se apropriar do enredo e das características da narrativa e a seqüência de acontecimentos;
6. Propor que em duplas produzam a primeira reescrita do livro por meio de ilustrações ;
7. Promover a revisão de textos por meio dos recursos apresentados pelo Word, com auxílio e intervenção do professor na escrita das duplas;
8. Revisão e reescrita coletiva (professor e alunos) dos trabalhos onde o trabalho das duplas serão apresentados e coletivamente os possíveis erros serão apontados pelos alunos e corrigidos juntamente com a intervenção e auxílio do professor (construção coletiva);
9. Após a revisão e reescrita dos trabalhos, os mesmo serão salvos e impressos;
10. Produção da capa do livro nas aulas de arte
11. Coletânea dos trabalhos e montagem dos livros em grupos para exposição e apresentação na Mostra Cultural da Escola.
Avaliação: Por meio do produto final e exposição dos trabalhos durante a Mostra Cultural da Escola, além da participação e interesse dos alunos durante todo o desenvolvimento do projeto e das atividades específicas
Nenhum comentário:
Postar um comentário