PODER



Maiakovski



Na primeira noite

eles se aproximam

colhem uma flor de nosso jardim

e não dizemos nada



Na segunda noite,

já não se escondem,

pisam nas flores

matam nosso cão,

e não dizemos nada.



Até que um dia,

o mais fágil deles,

entra sozinho em nossa casa,

rouba-nos a lua e

conhecendo nosso medo

arranca-nos a voz da garganta,

e porque não dissemos nada,

já não podemos fazer nada.

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

FICHAMENTO

Ativi15fichamento

Projeto; DONA BARATINHA

Áreas de conhecimentos envolvidas; Português-Matemática-Ciências-Geografia-Ética- Artes

OBJETIVOS:
Avançar o nível de alfabetização
Enfrentar as dificuldades iniciais colocadas pela leitura, buscando superá-las;
Instrumentalizar as crianças para fazer reconto oral;
Proporcionar aos alunos a possibilidade de ouvir, sentir emoções e viver a fantasia por
meios da literatura infantil;
Desenvolver a capacidade de relacionar a experiência pessoal com os fatos do
cotidiano;
Aproximar as crianças dos personagens e suas características físicas, psicológicas e
sociológicas;
Sanar dificuldades ortográficas;
Dominar a estrutura textual do conto;
Ler com fluência, utilizando as diversas estratégias de leitura (sabendo fazer
antecipação, inferência, observando os conhecimentos prévios);
Reescrever a história trabalhada com autonomia ortográfica.
EXPLORANDO O CONTO:
Conhecer a história;
Aprender a contá-la
Analisar as ilustrações;
Conhecer os personagens e destacar os principais;
Ler e escrever o nome da história;
Ler, em voz alta, enfatizando os sinais de pontuação (professor);
Criar um clima de suspense que deve permear todo o trabalho com a criança;
Trabalhar o vocabulário;
Localizar palavras no texto;
Marcar, nas palavras, sílabas destacada pelo professor;
Substituir adjetivos;
Mudar o gênero do substantivo (trabalhar gênero, número e grau);
Incluir os nomes dos colegas como personagens;
Dividir a história em partes, destacando principio, meio e fim;
Confeccionar um dicionário como base ortográfica para a rescrita do conto;
Formar novas palavras;
Desenhar os personagens do conto, nomeando-os;
Relacionar os ingredientes necessários para se fazer uma feijoada;
Visitar um supermercado para fazer uma pesquisa de preços dos ingredientes da
feijoada;
Criar desafios matemáticos a partir dos preços pesquisados;
Listar os pretendentes que queriam se casar com Dona Baratinha;
Criar um convite para o casamento, trabalhando a estrutura desse tipo de texto;
Relacionar os possíveis presentes que os noivos poderiam receber;confeccionar o
enxoval de Dona Baratinha e Dom Ratão;
Trabalhar o sistema monetário;
Estimular a análise lingüística, usando o exercício lúdico como troca de letras e de
sílabas nas palavras para criar novas;
Produzir um novo conto, misturando personagens de outras histórias, oralmente ou por
escrito;
Desenvolver a oralidade: oportunizar as crianças de contar os seus próprios casos e
histórias, relacionando-os com o conto;
Trabalhar co m a identidade dos alunos, percebendo e respeitando as diferenças;
Montar a árvore genealógica da criança, até seus avós;
Explorar as sete mentiras da barata;
Alterar o final da história;
Dramatização, expressão corporal e musical: dança e confecção de fantoches ou
máscaras dos personagens para a encenação da história da Dona Baratinha”;
Reescrever o conto (avaliação final)
.
INTEGRAÇÃO DE CONTEÚDOS:

CIÊNCIAS:
Trabalhar os seres vivos, classificando os animais quanto à espécie, reprodução,
alimentação, habitat e suas características;
Trabalhar higiene e saúde, destacando a importância dos alimentos, a limpeza do corpo
e da casa onde moramos, salientando que os insetos gostam de sujeiras;
Abordar sobre o perigo da contaminação e as doenças transmitidas pelos insetos
(destacando a barata e o mosquito transmissor da dengue);
Apresentar textos científicos sobre a barata;
Incentivar as crianças a produzirem textos e cartazes enfocando o perigo da dengue e
como preveni-la;
Destacar o uso dos inseticidas e seus perigos;
Analisar o rótulo de um inseticida e criar o cantinho dos rótulos, com material que as
crianças podem trazer de casa;
Possibilitar uma infinidade de atividades, como leitura, classificação quanto à forma,
tamanho, tipos de letras, análise do peso, prazo de validade.

GEOGRAFIA:

Mapear a sala de aula, a escola, as ruas do bairro, baseando-se nos caminhos
percorridos pelos alunos e pelos os personagens da história;
Explorar o trajeto de casa para a escola;
Observar o entorno escolar, os lotes vagos onde é depositado lixo, criadouro de
insetos;
Trabalhar a organização familiar;
Construir a árvore genealógica dos alunos, trabalhando a identidade de cada um;
Realizar uma pesquisa com os moradores mais antigos do bairro, para as crianças
perceberem por meio dos relatos, as mudanças e as permanências do entorno escolar;
Observar fotos dos familiares, da escola e do bairro, estabelecer paralelos entre o
passado e o presente;
Incentivar as mães a mandar para a sala de aula suas fotos de casamento, fotos da
família, para que a criança perceba o desenrolar da história de vida de cada uma.

MATEMÁTICA:
Desenvolver situações matemáticas envolvendo situações em que apareçam operações
de adição e subtração;
Seqüência numérica, seriação, classificação, relação de número e quantidade,
Conceitos matemáticos, reconhecimento de formas geométricas, lateralidade, números pares e ímpares, noção temporal, unidades de medidas 9massa, volume, comprimento e tempo);
Explorar o calendário, marcar o dia do casamento de Dona Baratinha, o dia do próprio aniversário e outras datas importantes para cada uma delas. Nestas atividades, as crianças percebem aos poucos, a contagem crescente e decrescente;
Explorar a percepção temporal, confeccionar um relógio de papel para trabalhar o conceito de tempo. Ex: marcar a hora do casamento da Dona baratinha; marcar a hora em que a aula começa e termina; quando a criança dorme e acorda, quanto tempo fica na escola; quanto falta para o recreio; quantas horas falta para termina a aula, etc
.
ÉTICA:
Discutir valores universais como o respeito, amizade, responsabilidade, verdade, amor,
honestidade;
Discutir uma conduta não ética nos personagens do conto, como, por exemplo, casar
por interesse;
Abordar questões ambientais, incentivar as crianças a refletir sobre o uso racional da água , do solo, das plantas e sobre a responsabilidade de cada uma na utilização e preservação dos bens públicos;
Afirmar que cada aluno é cidadão, com direitos e deveres;
Incentivar a listar o que reconhecem como direito e dever de cada um: em casa, na
escola, na sala de aula;
Criar regras de convivência no espaço escolar.

OUTRAS ATIVIDADES:
A cada dia, após a leitura do conto, estimular as crianças a localizar no texto palavras grandes/pequenas; palavras iniciadas com o nome do aluno, dos colegas, da professora; encontrar sílabas conhecidas e formar novas palavras, bem como destacar princípio, meio e fim da história;
Trabalhar com o alfabeto móvel, anúncios, notícias de jornais e revistas;
Criar o momento da TV. Com uma caixa de papelão confeccionar uma televisão para que o aluno compartilhe com os colegas notícias, casos interessantes, poesias, músicas para se apresentar na TV, desenvolvendo a linguagem oral;
Explorar músicas que falem de ratos e baratas; incentivar a fazer paródias de músicas, os personagens do conto, cruzadinhas, caça palavras, dominó de sílabas e números, bingo de palavras, carta enigmáticas, quebra cabeças, textos fatiados, charadas, cantigas de roda, advinhas e mímicas;
Trabalhar com a oralidade imitando os sons emitidos pelos animais;
Perceber o som inicial e final das palavras (percepção auditiva)
Trabalhar trava-línguas, parlendas, poesias e receitas;
Brincadeiras.
Revista AMAE Educando – Março de 2005 – Nº 329. Belo Horizonte.
AROEIRA, Maria Luísa Campos e SOARES, Maria Inês BizzottoA Mágica das Letras –
alfabetização e Letramento de A a Z. Belo Horizonte: Editora FAPI, 2004.

As mentiras da barata
A barata diz que tem sete saias de filó.
É mentira da barata, ela tem é uma só.
A barata diz que tem um chinelo de veludo.
É mentira da barata, o pé dela é cabeludo.
A barata diz que dorme numa cama de marfim.
É mentira da barata, ela dorme é no capim.
A barata diz que tem um anel de formatura.
É mentira da barata, ela tem é casca dura.
A barata diz que tem o cabelo cacheado.
É mentira da barata, ela tem côco raspado.
A barata diz que um sapato de fivela.
É mentira da barata, o sapato é da mãe dela.
A barata diz que fez uma viagem de avião.
É mentira da barata, ela foi de pé no chão.
Outras mentiras da barata, inventadas pelos alunos:
A barata diz que usa um perfume da Avon.
É mentira da barata, ela usa é Detefon.
A barata diz que vai para o rio de Janeiro.
É mentira da barata, ela ai é pro banheiro.
A barata diz que vive numa linda mansão.
É mentira da barata, ela mora é no lixão.
A barata diz que tem um tamanco todo bordado.
É mentira da barata, o pé dela está rachado.
A barata diz que come arroz, feijão e macarrão.
É mentira da barata, ela só come ração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário